carnaval nostálgico

 Paulo Alberto   17/02/2016 às 10:50 | Santos - SP

Alô, alô Nação Santista, um grande abraço!

 

Quero registrar que após o carnaval, e, torcendo para a Grande Rio conquistar o título das escolas no Rio de Janeiro (onde homenageou a cidade de Santos e o time de futebol) mas, quem levou foi a Mangueira. Vou relembrar que no passado de nossa cidade, existia um bloco chamado: O Bloco da Bola Alvinegra foi fundado no dia 14/03/1937. O Bola foi criado para preencher a lacuna deixada com o término do Bloco Flor do Ambiente, são ao todo 28 os seus fundadores, a saber: Ararê, Arary, Acary, Bom-peixe, Bilu, Cândido de Freitas, Dadá, Dionísio, Figueira, Hugo, Horácio, Isaias, Ivã, Krausch, Moacir, Mário Pereira, Novo, Neves, Odil, Oswaldo, Omar, Osmar, Orlando, Pereira, Saci, Victor, Vadico e Velho. Os fundadores eram em sua maioria associados e jogadores do Santos FC.

 

O autor da bonita música do Bloco foi o violinista Mazinho. A turma de foliões que ajudou a fundar o Bloco  era comandada por Virgílio Pinto d Oliveira, o Bilu, que além de ter sido jogador, foi também o técnico que levou a equipe santista a conquistar o primeiro título de campeão paulista em 1935.

 

O Bola não participava de disputas carnavalescas, normalmente abria o desfile no reinado de Momo, fosse nas ruas do centro histórico ou na avenida da praia.. Era comum o Bloco também se

apresentar após o desfile na praia na residência do presidente Athié Jorge Coury no canal 3 e depois seguir até a casa do comendador Modesto Roma na rua Alexandre Martins com alguns jogadores da equipe principal do time santista. Depois de uma parada de 13 anos, coube ao trabalhador portuário e atleta laureado do Santos, Juarez Guimarães a tarefa de continuar com as apresentações do Bola. As cores preta e branca e o hino do Santos estavam entre as tradições do

Bloco que se apresentou no Carnaval santista de rua até meados da década do ano de 1980. Hoje,

o Bola é só saudade na memória dos foliões e torcedores do Santos Futebol Clube.

 

Saudades de um grande amigo: No dia 12/02/1954, o excelente zagueiro Urubatão Calvo Nunes, fazia sua primeira partida com a camisa do Santos FC e foi na vitória do Peixe pelo placar de 3 a 2 com gols de Álvaro (2) e Hugo diante do Guarani de Campinas na Vila Belmiro em partida amistosa que teve o Alvinegro comandado por Giuseppe Ottina formando com: Luiz; Hélvio e Cássio (Feijó); Urubatão, Formiga e Zito; Boca, Naldo, Álvaro, Hugo (Antoninho) e Tite. Urubatão veio para o Santos contratado ao Bonsucesso e depois que deixou a Vila foi jogar no México no ano de 1961.

 

Urubatão jogou pelo Peixe 322 jogos tendo marcado 29 gols no período de 1954 a 1961. Com ele em campo o Alvinegro da Vila Mais Famosa do Mundo conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paulista nos anos de 1955/56/58/60 e o Torneio Rio-São Paulo em 1959. Como treinador do Peixe dirigiu a equipe em 26 partidas com 13 vitórias 06 empates e 07 derrotas e sua grande conquista foi o Torneio Hexagonal do Chile no ano de 1977.

 

Curiosidade: Durante vários anos o craque Urubatão trabalhou como comentarista da equipe do

Capitão Paulo Alberto tanto no rádio como na televisão no programa Radar Esportivo até seu falecimento no dia 24/09/2010 aos 79 anos de idade.

 

Abraço Especial: Ao Presidente do Santos Futebol Clube, Modesto Roma Junior, amplamente recuperado e pronto para comandar o clube. É gente ligado na gente. Não há distância que nos separe, tradição é tradição, os bons tempos estão de volta. À todos, Deus conduz.

COLUNA paulo alberto

Paulo Alberto

 

RTB No. 33858

Administrador de Empresas

Radialista esportivo desde 1989.

 

O Radar Esportivo foi eleito por 3 anos consecutivos o melhor programa esportivo pela ACESAN - Associação dos Cronistas Esportistas da Baixada Santista, nas categorias: apresentador, comentaristas, repórteres e plantão esportivo.

COLUNAS

Parceiros:

Participe do programa enviando a sua pergunta ou opinião, através do e-mail:

programa@radaresportivo.com.br ou preencha o formulário abaixo:

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido!

© Copyright 2005 - 2016 • Programa Radar Esportivo • Rádio e TV •